A depressăo em crianças

Costumamos pensar na criança como sinônimo de alegria e vitalidade, já que supomos que dificilmente têm problemas ou grandes preocupações. No entanto, cerca de 5% das crianças e adolescentes sofrem de depressão, não se enquadrando no “perfil ideal”.

É importante saber que a depressão é uma condição médica com sintomas específicos, e não sinal de fraqueza ou falta de vontade. Em alguns casos é possível identificar o fator desencadeante da depressão, em outros a depressão se manifesta sem razão aparente. Pode ter causas genéticas (é mais provável que a criança desenvolva depressão se pai ou mãe estão ou já estiveram nessa condição), fatores fisiológicos (desequilíbrio de substancias químicas no cérebro), ou eventos externos (solidão, separação dos pais, luto, etc.).

São sintomas da depressão: desatenção, mudanças de humor, dificuldade de relacionamento em casa e/ou escola, preguiça de brincar e/ou passear, insônia, medo, ansiedade, tristeza, dificuldades na aprendizagem.

O quadro depressivo é progressivo e pode se agravar se não for tratado com seriedade. Para que seja feito o diagnostico os sintomas devem persistir por, no mínimo, duas semanas e estarem causando interferências significativas nas atividades habituais da criança.

A escolha do tratamento adequado é um processo individual e dependerá dos sintomas apresentados. A forma mais comum de tratamento consiste no uso de medicamentos antidepressivos associados a terapia cognitivo-comportamental. Voltada para a solução de problemas e atenta para os fatores mantenedores das dificuldades, esta modalidade de terapia visa desenvolver em seus clientes habilidades cognitivas e comportamentais para prevenir e manejar a depressão.

Giovanna Vasconcelos

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.