O que esperar na sua primeira sessão de terapia?

terapeuta

 

Você está prestes a entrar na sua primeira sessão de psicoterapia?

Mas não basta sentar lá, hein! A terapia é um esforço de equipe . Cada um dos participantes desse time tem um papel importante!

Existem diferentes abordagens terapêuticas, mas usualmente na primeira sessão a(o) psicólogo(a) faz perguntas sobre você e sua vida. Estas informações vão ajudá -lo(a) a fazer uma avaliação inicial de sua situação. As perguntas que ele(a) pode fazer incluem:Por que você procurou a terapia?

Pode ser uma questão específica que o levou a procurar ajuda, pode ser que tenham sido várias questões difusas. De qualquer forma, é importante que o psicoterapeuta entenda o mundo pelos seus olhos e isso pode começar a partir de situações simples do seu cotidiano antes que se possa chegar às questões mais profundas.

Qual é sua história pessoal e qual é a situação atual?

O psicoterapeuta irá fazer uma série de perguntas sobre sua vida. Questões passadas ou atuais podem ser essenciais pra compreensão da queixa que você traz para a sessão.

Quais são os sintomas?

Além de saber a razão pela qual procurou a terapia , o psicoterapeuta vai tentar descobrir como esse problema pode estar interferindo na sua vida. Por exemplo, ele tentará entender se o problema pode estar causando dificuldades no trabalho, casamento, estudos, amizades ou provocando o consumo abusivo de substancias, por exemplo.

O psicoterapeuta irá utilizar esta informação para entender melhor o que está acontecendo com você. E, embora ele possa elaborar uma hipótese sobre o que está acontecendo no final da sua primeira visita, é mais provável que um diagnóstico levará mais algumas sessões.

Esteja aberto

Muitos profissionais são treinados para fazer as perguntas certas, mas eles não poder ler a sua mente. A sessão será muito melhor aproveitada se você responder as perguntas aberta e honestamente .

Prepare-se

Antes de chegar à sessão, tente descrever “o que está errado”, assim como seus sentimentos sobre o seu problema. Uma maneira de se preparar é anotar as razões pelas quais você está procurando ajuda. Faça uma lista e , em seguida, leia em voz alta. Ouvir -se falando sobre o seu problema pode ajudá-lo a descrever as coisas de forma mais clara para o psicoterapeuta .

Faça perguntas

Quanto mais você compreender a terapia e como ela funciona, mais confortável você vai se sentir. Tire suas dúvidas sobre o processo terapêutico, sobre o psicoterapeuta, sobre sua formação, experiência e tudo mais que surgir.  Peça ao profissional que repita qualquer coisa que você não tenha entendido.

Seja honesto sobre seus sentimentos

Muitas coisas vão passar por sua cabeça durante esta primeira sessão. Ouça as suas próprias reações e sentimentos e sinta-se livre para compartilhar com o psicoterapeuta. É possível aprender muito a partir de pensamentos  e sentimentos que surgem durante a própria sessão!

Negócios

Ainda ficaram dúvidas sobre a quantidade de sessões, tempo de tratamento, valores e formas de pagamento? Não hesite em perguntar! Seu psicoterapeuta estará pronto pra sanar estas questões também.

Certifique-se de ir para a sua primeira sessão com expectativas realistas. A terapia não é uma solução rápida e sim um processo. Com algum esforço de sua parte e uma forte relação com seu terapeuta, ela pode ser um instrumento eficaz para redirecionar sua história e leva-lo de volta à uma vida rica e plena.

Boa jornada!

 

Desirée Cassado é psicóqsdesireeloga clínica formada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Formou-se Máster em Terapias Contextuales pelo InstitutoACT de Madrid e atende em consultório particular na cidade de Sorocaba. Contato: desireecassado@gmail.com

2 comentários em “O que esperar na sua primeira sessão de terapia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.