Fobia social tem tratamento

Recentes estudos mostram que até 13% das pessoas em alguma época de suas vidas desenvolveram ou desenvolverão episódios de fobia social. Assim, é possível que você já tenha encontrado pessoas que a qualquer custo, evitam situações sociais como: alimentar-se em público, conversar com estranhos, submeter-se a questionamentos, pedir uma informação, etc.

A fobia social é um transtorno de ansiedade bastante freqüente, caracterizado pelo medo extremo de ser avaliado negativamente pelos outros. Temem que descubram suas fraquezas, sejam rejeitados ou criticados por isto, e de que indivíduos em situação superior estejam sempre atentos aos seus defeitos. De modo geral, essas pessoas evitam todas as situações sociais que provocam, ou que poderiam provocar respostas ansiosas desagradáveis e, por trás dessa evitação, surgirá uma sensação de alívio (temporário) da ansiedade, juntamente com sentimentos de culpa por não estar conseguindo enfrentar o problema de forma adequada. A cada conduta de evitação a fobia é reforçada, de tal forma que, se não tratada a fobia social tende a ser crônica e incapacitante, afetando diretamente e acarretando prejuízos nas áreas pessoal e sócio-ocupacional do indivíduo. Mesmo sofrendo tais prejuízos, muitas das pessoas portadoras desse transtorno são relutantes em buscar tratamento especializado. Isto se deve, provavelmente, à crença de que não há cura e à falta de conhecimento sobre a fobia social e seu tratamento.

A Terapia Comportamental-Cognitiva é o tratamento preferencial, para reduzir ou prevenir as recaídas. O acompanhamento farmacológico pode estar associado (provisoriamente), especialmente quando a ansiedade ou sintomas fisiológicos forem muito intensos. O objetivo do tratamento Comportamental-Cognitivo para a fobia social é através de estratégias desenvolvidas individualmente, reduzir o nível de ansiedade envolvido, auxiliar e oferecer condições para que o indivíduo possa gradualmente sentir-se mais confortável em situações sociais e não mais ameaçado por estas. Sendo, então, capaz de expandir seus contatos sociais sem sofrimento indevido.

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

2 comentários em “Fobia social tem tratamento

  1. O moderador(a) desse site tem algum terapeuta comportamental cognitivo da cidade de sorocaba para indicar?

  2. Oi Calvin,
    Você pode ligar aqui no consultório, o telefone é (15) 3211 5961.
    um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.