Ansiedade patológica

Todos nós já sentimos em algum momento, medo, insegurança, desconforto, sensação de que algo desagradável vai acontecer. E como se não bastasse a ansiedade vem acompanhada de sintomas físicos como sensação de falta de ar, respiração curta, aperto no peito, calafrios, tremores, náuseas. A ansiedade está presente em todas as fases da vida, é um acompanhamento normal do crescimento, das mudanças, das experiências novas, da busca pela identidade. Esta ansiedade é adaptativa e até necessária, pois nos leva a ações de prevenção de perigos. Consideramos ansiedade patológica uma resposta exacerbada (em intensidade e duração) a determinados estímulos. Tais respostas podem, para algumas pessoas, parecer incontroláveis, interferindo em vários aspectos de sua vida, abrangendo seu funcionamento psicológico, social e ocupacional. O tratamento inclui psicoterapia e intervenção medicamentosa, quando necessário.

As teorias comportamentais-cognitivas têm gerado os tratamentos mais efetivos para os transtornos de ansiedade. Exige menos tempo que as demais terapias e seu objetivo terapêutico é claro e concreto: a extinção de hábitos mal-adaptativos e sua substituição por padrões novos apropriados e não provocadores de ansiedade. A pessoa que se submete a terapia comportamental-cognitiva não é “paciente” ou “aquele que recebe a ação de um agente”, mas ao contrário é participativo, uma vez que aprende a entender a maneira como seu pensamento e estado emocional contribuem para o aparecimento destes sintomas e como mudá-los, passando a agir de forma mais funcional frente a uma situação em que poderia surgir a ansiedade, conseguindo, finalmente, manter o controle.

 

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

Um comentário em “Ansiedade patológica

  1. bom dia, gostaria de entender minha insegurança…Ela vem sempre em alguma mudança, principalmente profissional, mas sinto que está mais profunda, está limitando minha vida e o prazer de viver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.